Pelada do couro cabeludo

calvice Pelada do couro cabeludoAs peladas do couro cabeludo surgem mais frequentemente na idade adulta e podem aparecer em locais diversos da cabeça. Nalguns casos, podem aumentar de dia para dia e provocar irritação ou comichão na pele daquela região.

A causa mais frequente das peladas do couro cabeludo no adulto é a alopécia areata, um fenómeno imunológico localizado, com infiltração da base dos folículos por um subtipo de glóbulos brancos, que vão provocar a sua queda e impedir o reponte por inibição das células matriciais.

A causa (etiologia) deste fenómeno é desconhecida, assim como é, de certa forma, imprevisível a evolução deste quadro, que pode ficar acantonado ou ter extensão a outras áreas, tornar-se recorrente, etc.

No entanto, existem outras causas de peladas do couro cabeludo, nomeadamente os fungos (tinhas) do couro cabeludo, processos inflamatórios locais, peladas de tracção, etc. Estas causas são, apesar de tudo, menos frequentes.

O tratamento deve ser realizado por um dermatologista e pode passar pela infiltração intra-lesional da lesão com uma suspensão de corticóide. No entanto, é necessário, primeiro, esclarecer o quadro dermatológico e, só então, tratar.

Para saber mais sobre pelada do couro cabeludo, contacte-nos já e marque uma consulta, através do número 213 714 116 ou do endereço de correio electrónico geral@derme.pt

Publicado em Calvice/Alopécia a por .

Sobre Dr. Miguel Trincheiras

Licenciado em Médecine, Chirurgie et Accouchements pela Universidade de Liège- Bélgica. Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006. Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia. Assistente e participante regular em diversas reuniões e congressos nacionais e internacionais de Dermatologia. Júri de vários concursos de produtos de dermocosmetologia (Saber Viver, Happy).

1 comentário a “Pelada do couro cabeludo

  1. Pingback: Alopecia feminina: tratamento e prevenção

Os comentários estão fechados