Quelóides/Cicatrizes

cicatrizes
Quelóide no Umbigo
cicatrizes
Quelóides nas Costas
cicatrizes
Cicatriz de Cesariana

Quelóides e cicatrizes hipertróficas

As quelóides e as cicatrizes hipertróficas são lesões fibrosas exuberantes que ocorrem ora de forma espontânea ora após fenómenos cicatriciais e são clinica e histologicamente idênticos.

Trata-se da produção exagerada de fibras de colagénio de forma desordenada e é de difícil tratamento, uma vez que se for removida cirurgicamente tende a recidivar e, por vezes, de forma ainda mais florida.

Estas lesões têm tonalidade rosa-avermelhada, são salientes e de superfície arredondada e, frequentemente, bastante pruriginosos. Bastante frequentes a nível dos ombros, face anterior do tórax e púbis (cicatriz de cesariana), constituem um desafio terapêutico contínuo.

A sua tonalidade avermelhada, devida à sua riqueza em vasos sanguíneos, permite-nos usar o laser pulsado de contraste (PDL Candela V-Beam 595 nm) para realizar a fotocoagulação dos mesmos levando a uma deficiente nutrição das células fibroblásticas e a uma modulação imunitária responsável pela atrofia deste tecido cicatricial exuberante. Concomitantemente deve ser realizada a infiltração intra-lesional da(s) lesão(ões) reforçando o efeito atrofogénico da terapêutica. É ainda válido o uso de carboxiterapia intra-lesional.

Nos casos muito exuberantes poderá ainda ser ponderada a excisão das lesões, com especiais cuidados intra- e pós-operatórios. A colocação prolongada sobre a lesão de lâmina de silicone, pode melhorar significativamente a textura cutânea e sintomatologia associadas.

Contacte-nos e/ou marque uma consulta