A rosácea tem tratamento laser eficaz na Clínica Derme

A rosácea – ou couperose – é o termo geral que designa uma vermelhidão que surge predominantemente na testa, maçãs do rosto, nariz e queixo.

Embora as razões para o seu surgimento ainda sejam desconhecidas, a rosácea deve-se à dilatação persistente dos vasos capilares à superfície da pele, conferindo-lhe o aspecto avermelhado. Em casos severos de inflamação, a rosácea pode apresentar borbulhas e abcessos e também pode tomar a forma de rosácea ocular, cujo tratamento deve ser feito rapidamente de forma a evitar danos na visão.

Rosácea: sintomas progressivos.

O sintoma mais conhecido da rosácea é a coloração avermelhada das zonas afectadas. No entanto, à medida que a condição evolui para a telangiectasia (dilatação dos vasos capilares), podem surgir pápulas, vermelhidão ocular e uma sensação de ardor na pele afectada. A rinofima, vermelhidão e deformidade do nariz, surge em casos mais avançados, particularmente nos homens.

Causas da rosacea

rosacea couperoseActualmente sabe-se muito pouco das causas que levam à inflamação dos tecidos e dilatação dos vaso sanguíneos, mas uma vez presente a rosácea, esta pode ser agravada por factores como o stress, ingestão de álcool, cafeína, comida condimentada ou exercício intenso. No caso das mulheres, esta condição cutânea também pode surgir na sequência da menopausa. Os factores que mais vezes surgem relacionados com a rosácea, são no entanto a exposição solar excessiva e o calor intenso. É por isso que os indivíduos com pele e olhos mais claros e tendência a corar acabam por ser os mais afectados, particularmente durante o período de calor. Frequentemente, o tratamento passa pela evicção dos factores responsáveis pela inflamação, mas nos casos demasiado severos ou onde um tratamento comportamental não se revele suficiente, existem actualmente outros tratamentos, dos quais se destaca o laser.

Rosacea: tratamento laser

Para tratamento da rosácea, o laser pulsado de contraste (PDL) é certamente das opções mais eficazes, utilizado com o objectivo de fotocoagular os vasos sanguíneos afectados. Posteriormente será necessário tomar alguns cuidados como o evitar a exposição solar. Trata-se de um tratamento que não é doloroso, mas não é igualmente desprovido de desconforto, já que o laser pode despertar uma sensação de ligeiro ardor local. No entanto, perante a existência de um quadro inflamatório, a terapia PDL tem que ser antecedida da administração de antibióticos ou derivados da vitamina A (retinóides).

A alternativa da isotretinoína

A aplicação da isotretonoína, uma medicação frequentemente utilizada para o tratamento da acne, é outra terapêutica muito eficaz no tratamento da rosácea e com efeitos secundários raros e pouco graves. Este é um dos métodos mais eficazes e permanentes de resolução dos quadros inflamatórios que acompanham a rosácea. Finalmente, é possível recorrer a eléctrodos para a coagulação pelo calor dos vasos capilares, uma terapia que recebe o nome de electrocoagulação, mas que caiu em desuso desde o advento de terapêuticas mais evoluídas como o laser, também pelo risco inerente de poder deixar cicatrizes residuais.

Consulte um dermatologista rapidamente.

Tratar a rosácea não é apenas uma questão estética, já que esta é uma condição cutânea capaz de afectar muito negativamente a auto-estima de quem dela padece, mas pode igualmente progredir para outras complicações. Por isso, e apesar do seu tratamento ser fácil e extremamente eficaz, é importante contactar um dermatologista nas primeiras etapas da doença, de modo a maximizar o sucesso do tratamento e a minimizar a sua extensão. Se tem uma pele sensível e é afectado pela rosácea na sequência da exposição solar ou episódios de stress, contacte a Clínica Derme. Marque uma consulta para falar com os nossos especialistas, e descubra o que podemos fazer por si de modo rápido, cómodo e inquestionavelmente eficaz.

Encontrar-nos-á ao seu dispor através do e-mail geral@derme.pt ou do 213 714 116.

Nota: Este artigo foi originalmente publicado a 24 de Fevereiro de 2014. O seu conteúdo foi actualizado.