Rosácea e pele vermelha: como tratar esta inflamação no rosto?

O que é e como se manifesta a rosácea?

rosacea couperoseAs pessoas com pele fina, muito branca ou pálida estão mais expostas a factores externos susceptíveis de trazer vários problemas e doenças, como a rosácea. Esta doença de pele, também conhecida por couperose (numa vertente apenas vascular e inicial), manifesta-se através de vermelhidão e pequenos derrames nas bochechas, nariz, testa e queixo. Trata-se de uma inflamação na pele que pode atingir várias fases. Pontualmente, a pele começa por ficar rosada, e depois progressivamente mais avermelhada com vasos sanguíneos dilatados. Nesta fase, podem surgir ardor e comichão e ainda pequenas borbulhas nas maçãs do rosto. O desconforto pode ainda traduzir-se em picadas, sensação de pele repuxada e secura. Dependendo de cada indivíduo, as manchas na pele alastram para a zona nasal e malar. Em casos mais, graves, pode chegar ao queixo, pescoço e peito. Para que a doença melhore e não alastre, deverá aconselhar-se com um especialista em Dermatologia o quanto antes! Não espere mais, pois o problema pode agravar-se. Não espere mais, informe-se e trate-se precocemente com os especialistas na área da dermatologia!

Por que razão tenho rosácea?

tratamento da RosaceaPode ser uma questão genética, pois as peles secas, finas e mais claras (associadas tradicionalmente a olhos claros) são mais frágeis e apresentam menor capacidade de defesa e, por isso, mais reactivas aos factores externos, tais como: – Ambientais (sol, calor, frio, diferenças de temperatura, etc.) – Alimentares (bebidas muito quentes ou muito frias, consumo excessivo de álcool, comida picante, café, tabaco, etc); – Determinados produtos cosméticos ou as alterações emocionais; – Medicamentos vaso-dilatadores. Por seu turno, a doença pode ainda estar associada a anomalias vasculares que muitas vezes resultam num aumento dos vasos sanguíneos, tornando-se estes visíveis e aumentando assim a vermelhidão da pele. É importante realçar que a rosácea/couperose não é contagiosa, afecta homens e mulheres adultos e torna-se uma patologia crónica ao fim de alguns anos.

Qual o tratamento mais adequado para a Rosácea?

A nossa pele está permanentemente exposta a factores de risco e agressivos do exterior, por isso, todos devemos ter cuidado na limpeza e tratamento da pele, de forma continuada e diária. Contudo, as pessoas que sofrem desta inflamação da pele, deverão ter cuidados redobrados na sua higiene diária, na utilização de produtos dermocosméticos adequados à rosácea, mas também no reforço das vitaminas B, C e E. Por outro lado, é fundamental que viva mediante uma alimentação equilibrada, adequada e proporcional, evitando os excessos alimentares e eliminando determinados alimentos da sua dieta alimentar. Ainda assim, é fundamental ser seguido por um especialista, pois poderá ser necessário a utilização de técnicas inovadoras e eficazes no sentido de melhorar consideravelmente a sua vida. Existem hoje soluções, nomeadamente lasers, específicas para o tratamento deste rubor facial. Por tudo isto, torna-se fundamental recorrer a um tratamento adequado e eficaz para a Rosácea!

Para encontrar a terapia mais adequada à rosácea contacte o Dr. Miguel Trincheiras, através do número 213 714 116, o TM 96 97 88888 ou, se preferir, esclareça todas as suas dúvidas pelo e-mail: geral@derme.pt disponível 24 horas por dia. Se se sentir mais confortável, visite-nos no nosso consultório, em Lisboa, e usufrua de um atendimento especializado e personalizado!

Nota: Este artigo foi originalmente publicado a 29 de Janeiro de 2014. O seu conteúdo foi actualizado.

2 comentários a “Rosácea e pele vermelha: como tratar esta inflamação no rosto?

  1. Pingback: O que é a Rosácea Inflamatória? | Blog Derme

  2. Pingback: O que é e como se manifesta a rosácea? - Clínica Dermatológica Carolina CoelhoClínica Dermatológica Carolina Coelho

Os comentários estão fechados.